Eu sei que você já torceu o nariz para carros Japoneses e Koreanos no final da década de 90, não foi? E agora para carros chineses? Tenho certeza que você disse: “Que marca é essa CHANA MOTORS? ou “Que nome tosco de carro QQ (modelo da Chery)!!” ou “Eu nunca compraria um carro Chinês!”

Cuidado heinnn… a China quer dominar o mundo!

Ehhehehehe brincadeiras a parte, mas é verdade ou não é?

Para quem tem 3o anos ou mais, comentou ou viu o pai, ou alguém comentar que carros Japoneses não prestavam, que a Hyundai só tinha carro feio… coitada da saudosa KIA BESTA, como sofreu preconceito!

Os comentários eram dos mais diversos desde de que essas marcas não vingariam até que eram carros cheios de problemas e tinham um péssimo pós venda. É verdade que muitos comentários eram totalmente realistas do início da caótico dessas marcas em solo Brasileiro.

(Dica do mercado: KIA e Hyundai são marcas sul Koreanas e Honda e Toyota marcas Japonesas de veículos)

Mas e agora?? Heinn???

Se você não tem, garanto que queria ter na sua garagem um Honda Civic? Ou um Hyundai Tucson? Com certeza se fizéssemos uma pesquisa, 99,99% diriam que sim, fácil! Toyta, Honda, KIA e Hyundai se transformaram em marcas ultra famosas e prestigiadas no Brasil e no mundo.

É normal criarmos barreiras para tudo que é novo, e para veículos mais ainda. Somos conhecidos internacionalmente como amantes de carros, não é atoa que mercado de compra e venda de automóveis gira Bilhões de rais todos os anos e estamos no TOP países do mundo em quantidade de venda de carros anual.

Falar um pouco sobre as marcas chinesas no Brasil não é difícil, visto que já há uma historia com início, meio e fim.

Começo dos carros Chineses no Brasil

A China é hoje a maior economia mundial, você sabia? Há algum tempo passou os EUA no ranking e vai de vento em poupa abrindo vantagem.

É um pais super populoso com mais de 1,3 bilhão de habitantes, para fazer uma comparação, o Brasil de acordo com o senso do IBGE de 2017, tem aproximadamente 207 milhões de habitantes. A chaina tem quase 7 vezes mais pessoas do nós!

Não vou entrar aqui no mérito do nível e distribuição social daquele país aqui no post. É nítido que em relação a infra estrutura e capacidade de produção das empresas é praticamente incomparável com qualquer país. Chineses produzem tudo 10 vezes mais rápido e eficiente do grande parte do mundo, regidos por uma cultura milenar rigorosa e resiliente, tudo que é produzido lé é muito mais barato e em alguns casos não muito durável.

Carros completos e baratos, fizeram montadoras Chinesas investirem no Brasil

Conhece essa expressão carro popular?

Acho que quase todo mundo já ouviu ao menos uma vez, mas será que de fato temos carros populares a venda no Brasil? O que você acha?

Eu tenho certeza que não temos carros populares no Brasil. Isso é um termo antigo da década de 90 do mercado de automóveis, que designava modelos de carros como preços mais baixo e consequentemente popular. Um modelo que por muitos anos tinha esse apelido era a Uno da FIAT. Eu sou da época que uma Uno básica era vendida por R$19.000,00 a R$21.000,00, em meados de 2003/2005.

E hoje, qual é o carro mais barato? Tem alguns na faixa de R$34.000,00 como o Mobi da Fiat, isso é preço de carro popular? Acho que não.

Nossas montadoras tradicionais deixaram uma mega lacuna e muitos órfãos no Brasil ao esquecerem dos Brasileiros que podem comprar um carro na faixa dos R$20.000,00. Foi nesse espaço vazio que as montadoras Chinesas viram um espaço monstruoso para entrar. E entraram não com carros básicos e sem opcionais, entraram com carros completos e bem equipados.

É como juntar o útil com o agradável… veja:

Eles produzem mais carros e com um custo muito menor do que no Brasil, o valor do aço custa menos 40% do que aqui no Brasil para produção de carros. A mão de obra é farta e qualificada em relação aqui no Brasil. E todos os carros são completos, algo que só agora no Brasil vemos em pratica.

As primeiras montadoras Chinesas a virem para o Brasil

Muitas pessoas se lembram logo da Jac Motors ou da Chery, mas montadoras Chinesas já estavam aqui há anos só que no mercado de motocicletas. A Dafra é um exemplo do investimento Chinês no Brasil, em torno de 2008 ela começou a vender motos no país.

Voltando para veículos… em meados de 2011 a Jac inaugurou 50 concessionárias, com investimento pesado em publicidade usando o apresentador Fausto Silva como garoto propaganda, conseguiu bater facilmente a Mercedes-Bens e BMW juntas no primeiro mês de atividades no Brasil.

Nesse embalo a Chery que já estava por aqui há mais tempo desde de 2009, amenta o número de concessionárias e dividi junto com a Jac o post das marcas Chinesas mais conhecidas no Brasil.

 

 

Ainda em publicação…